Moda e imprensa feminina: recursos para o ensino de história

Autores/as

  • Letícia Fernochi

DOI:

https://doi.org/10.5433/SGPP.2020v6.p822

Palabras clave:

moda, ensino de história, Jornal das Moças

Resumen

Esse trabalho tem o intuito de analisar como a produção e divulgação de moda na revista feminina Jornal das Moças entre 1914 e 1920 pode ser utilizada como recurso para o ensino da disciplina de história na educação básica. Refletindo sobre o aumento da circulação de periódicos no Brasil no início do século XX pode-se perceber que a mulher ganha espaço na educação formal, na participação nos salões e leituras exclusiva para elas no que se julgava temas nos quais deveriam manter-se informadas. O periódico privilegiado nesse estudo é o Jornal das Moças com ênfase nas suas seções A arte de ser elegante e Modos e Modas, pois além das dicas de moda e gravura apresentadas os artigos discorrem um pouco sobre o contexto em que aquela vestimenta está sendo produzida, podendo ser uma fonte rica para o ensino de história.

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Publicado

2021-01-19

Número

Sección

Anais do VI Simpósio Gênero e Políticas Públicas