Percursos profissionais de docentes universitárias negras

Autores

  • Letícia Laureano dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5433/SGPP.2020v6.p914

Palavras-chave:

docência, ensino superior, mulheres negras

Resumo

As políticas públicas - como a Lei nº 12.711/2012, conhecida como a lei das cotas - buscam assegurar e ampliar a presença de afrodescendentes no ensino superior. Contudo, as desigualdades de acesso à educação continuam sendo uma realidade para a população negra. Neste sentido, a presente investigação analisa os percursos profissionais de docentes universitárias negras, enfatizando as relações entre educação, trabalho e etnia. Neste intuito foi desenvolvida pesquisa qualitativa, de característica exploratória, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas com duas professoras negras que atuam no ensino superior, posteriormente analisadas sob a perspectiva hermenêutica. As entrevistadas  tiveram percursos semelhantes: precisaram conciliar educação e trabalho durante a trajetória acadêmica e a docência universitária tornou-se objetivo profissional após o ingresso na pós-graduação.  As docentes revelam que seus percursos são marcados pela dupla discriminação – de raça e gênero – sendo suas presenças valorizadas por colegas e estudantes afrodescendentes.

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Publicado

2021-01-19

Edição

Seção

Anais do VI Simpósio Gênero e Políticas Públicas