A escuta especializada no processo de trabalho dos assistentes sociais no CREAS

Autores/as

  • Lídia de Jesus Souza Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Cristiane Maria Nobre Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Palabras clave:

Serviço Social, Escuta especializada, Instrumentalidade

Resumen

O presente artigo tem como objeto de estudo a implementação da metodologia da escuta especializada (EE) na rede de proteção de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência implantada no Centro de Referência da Assistência Social – CREAS. Para tanto, o estudo desenvolveu-se por meio de pesquisa bibliográfica e documental. A análise dos dados baseou-se no método materialista, histórico e dialético. Observou-se que a requisição da escuta especializada na prática profissional do serviço social, não é capaz de articular as três dimensões prático-formativas da profissão, pois confronta com as referências teórico-metodológicas e às diretrizes do projeto ético político da profissão.

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Biografía del autor/a

Lídia de Jesus Souza, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Estudante do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG. Brasil. Bolsista PIBIC/CNPq

Cristiane Maria Nobre, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professora adjunta. Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG, Brasil. Mestrado em Serviço Social

Publicado

2022-12-31