Negro, educação e ações afirmativas: ainda precisamos falar sobre isso

Autores/as

  • Ana Carolina Tavares de Mello Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palabras clave:

Ações afirmativas, negro e educação, neoliberalismo, debate necessário

Resumen

O presente trabalho tem como problema central a análise do discurso de estagnação do debate frente às políticas de ação afirmativa referente ao negro no Brasil, com foco na educação. Apresenta como objetivo a análise deste discurso na atualidade e a (des)necessidade de manutenção destes debates. Como recurso metodológico, foi realizada pesquisa bibliográfica, perpassando pelas representações sociais do negro desde a abolição; o movimento negro brasileiro e a educação como direito humano fundamental em contexto de neoliberalismo de Terceira Via. A conclusão da pesquisa sugere a necessidade de constante debate acerca do tema, frente ao risco de retrocessos

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Biografía del autor/a

Ana Carolina Tavares de Mello, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social, discente do programa de mestrado em educação da Universidade Estadual de Londrina desde 2018. Especialista em Gestão Social e graduada em Serviço Social também pela Universidade Estadual de Londrina

Publicado

2024-01-29