Protagonistas ou coadjuvantes, cenário e um roteiro imposto: as determinações da cidade e da desigualdade na vida das crianças

Autores/as

  • Avelaine do Rocio Mielniczki Fonseca Universidade Federal do Paraná
  • Grasiele Dalbão Rodrigues Modesto de Camargo Centro Universitário Internacional – UNINTER

Palabras clave:

criança, infância, cidade, desigualdade

Resumen

Esse trabalho traz uma alegoria a respeito da relação da criança com a cidade, mediada pela desigualdade social. Inicialmente aborda a concepção sociológica de infância enquanto categoria social do tipo geracional e de criança como sujeito social que pode desempenhar papel de protagonista ou coadjuvante em suas vivências. Em seguida discorre sobre o cenário, ou seja, a cidade em que essa criança está inserida e de como tais situações engendradas em suas vivências reverberam na constituição do humano criança. Por fim, aborda a desigualdade como o roteiro imposto às crianças no que concerne os determinantes objetivos e subjetivos das experiências vividas por elas nos espaços da cidade.

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Biografía del autor/a

Avelaine do Rocio Mielniczki Fonseca, Universidade Federal do Paraná

Pedagoga da Rede Municipal de Curitiba – Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC), Núcleo Regional de Educação Boa Vista, mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná e participante do grupo de estudos sobre Territórios, Educação e Cidade, da Universidade Federal do Paraná

Grasiele Dalbão Rodrigues Modesto de Camargo, Centro Universitário Internacional – UNINTER

Assistente Social, professora do curso de Serviço Social do Centro Universitário Internacional – UNINTER, mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná e participante do grupo de estudos sobre Territórios, Educação e Cidade, da Universidade Federal do Paraná

Publicado

2024-02-08