Documentando Marie Curie:

potencialidade do feminino na formação de professores que ensinam Química

Authors

  • Ana Carolina Hyrycena
  • Sara Silva Soares

DOI:

https://doi.org/10.5433/SGPP.2020v6.p189

Keywords:

ensino de química, mídias, afetação

Abstract

O presente manuscrito busca possíveis formas de trazer a cena o feminino enquanto agência formativa, visível e representada nos cursos de Licenciatura em Química, analisando quais os efeitos afetivos e de potencialidade podem ser mobilizados pela exibição de um documentário sobre a trajetória de Marie Curie na formação de professoras e professores do curso em questão. Para tal, utilizou-se um questionário semiestruturado contendo questões abertas e dissertativas, com o intuito de buscar registros de afetos, potencialidades e narrativas agenciadas pela história de vida de Marie Curie, os quais foram analisados a partir de uma análise narrativa guiada por conceituações Latourianas, evidenciando-se três pontos de afetação-potencialidade a partir deste recurso metodológico: a) A reflexão acerca do espaço do homem e das masculinidades nas ciências; b) As percepções do espaço feminino entre os interditos e reconhecimentos; e c) O feminino como catalizador das identificações. Eixos estes que organizam este manuscrito.

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Published

2021-01-20

Issue

Section

Anais do VI Simpósio Gênero e Políticas Públicas