Reflexões sobre a segregação das mulheres na educação no Brasil

Autores

  • Maria Inez Barboza Marques

DOI:

https://doi.org/10.5433/SGPP.2020v6.p1936

Palavras-chave:

gênero, patriarcado, educação

Resumo

O texto tem como objetivo refletir sobre a educação formal no Brasil em seu curso histórico e a segregação das mulheres nesse contexto. Foi realizada pesquisa bibliográfica a partir de fontes, que tem como direção, a teoria social crítica. Os resultados demonstraram que no Brasil, o acesso à educação formal para as mulheres é recente, e foi permeado por muitas dificuldades. As últimas barreiras legais para a educação das mulheres só foram rompidas com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1971, que atribuiu equivalência entre os cursos secundários. Foi somente a partir de então que o normal secundário deixou de ser discriminado, por ser apenas um curso profissionalizante, e passou a dar acesso ao Ensino Superior.

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Publicado

2021-01-14

Edição

Seção

Anais do VI Simpósio Gênero e Políticas Públicas