A abordagem das capacidades de Martha Nussbaum e as estudantes com altas habilidades/superdotação na cidade de Londrina

Autores

  • Lais Regina Kruczeveski
  • Silvana Mariano

DOI:

https://doi.org/10.5433/SGPP.2018v5.p84

Palavras-chave:

Altas habilidades/superdotação, gênero, perspectiva das capacidades, educação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discorrer acerca das desigualdades enfrentadas pelas mulheres em âmbito global, com foco na educação, para em seguida abordar as especificidades das estudantes com altas habilidades/superdotação. A proposta se baseia numa perspectiva de gênero por meio da abordagem das capacidades desenvolvida por Martha Nussbaum. Segundo esta autora, a perspectiva das capacidades permite englobar questões que outras perspectivas, como a dos direitos humanos e das preferências, não abordam,
permitindo, assim, uma reflexão acerca das possíveis barreiras e enfrentamentos que estas estudantes por ventura vivenciam durante o processo de desenvolvimento de suas habilidades na educação básica.

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Publicado

2021-01-18

Edição

Seção

Anais do V Simpósio Gênero e Políticas Públicas