O ambiente escolar e a divisão sexual nas ciências exatas:

um relato de experiência

Autores

  • Daniele Costa Silva

DOI:

https://doi.org/10.5433/SGPP.2020v6.p146

Palavras-chave:

gênero, ciências exatas, ambiente escolar

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar e discutir acerca de experiências relacionadas ao projeto de extensão “ELAS na UTFPR-CP”, uma iniciativa de docentes e estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Cornélio Procópio, realizada de outubro de 2017 a setembro de 2018, que visava colocar estudantes de escolas públicas de Cornélio Procópio em contato com temas, profissionais e estudantes da área de ciências exatas, tecnologia e engenharia, com intuito de promover o debate sobre a sub-representatividade feminina nestas áreas, além da compreensão de que mulheres podem ingressar em diferentes carreiras e empoderamento por meio da representatividade feminina e debates sobre gênero. O desenvolvimento do projeto propiciou vivências e enfrentamentos os quais evidenciaram o quão é urgente a discussão acerca da reprodução e projeção de estereótipos e expectativas de gênero no âmbito escolar.

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Publicado

2021-01-20

Edição

Seção

Anais do VI Simpósio Gênero e Políticas Públicas