O ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL E A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA: UMA DISCUSSÃO SOBRE POLÍTICAS PARA A PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL

Authors

  • Marivânia Conceição Araújo Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM)
  • Débora Cristina Sampaio do Valle Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Caroliny de Souza Nascimento Cardoso Universidade Estadual de Maringá (PGC/ UEM)
  • Amanda Salomão Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes
  • Priscila Betania Pereira Universidade Estadual do de Maringá (PGC/UEM)

Keywords:

Igualdade Racial, Saúde integral da População negra, movimento negro, promoção da igualdade racial, participação social

Abstract

Este artigo é resultado de uma breve pesquisa documental bibliográfica sobre o debate político de publicação e promulgação do Estatuto de Igualdade Racial e da Política Nacional de Saúde integral da População Negra. Ambas discutidas como demandas do Movimento Negro no Brasil. Neste, recorre à discussão de debate dos conceitos de política de encaixe e oportunidades políticas como estruturas de análise da cristalização de demandas e reivindicações no Estado. Os aspectos legais que remontam e direcionam as questões legais e se a formatação dessas leis podem ser considerados políticas de encaixe num panorama de oportunidades políticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marivânia Conceição Araújo, Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM)

Professora titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM), Coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros da instituição (NEIAB/UEM). Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). mcaraujo@uem.br. Marivânia Conceição Araujo (0000-0002-0580-0109) (orcid.org)

Débora Cristina Sampaio do Valle, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá(PGC). Assistente Social graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Comunicação Popular e Comunitária e Gestão em Saúde (UEM). Membra do Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques - IMNEAM e da Rede de acolhimento de Mulheres Nenhuma a Menos. deboravalle1203@gmail.com pg403324@uem.br Débora Valle (0000-0003-0173-5650) (orcid.org)

Caroliny de Souza Nascimento Cardoso, Universidade Estadual de Maringá (PGC/ UEM)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (PGC/ UEM). Graduada em Serviço Social pela FAFIPA/PR, especialista em gestão em serviço social, responsabilidade social e sustentabilidade e neurpedagogia na educação. pg403322@uem.br. Caroliny Souza Nascimento Cardoso (0000-0002-7957-4247) (orcid.org)

Amanda Salomão, Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes

Graduação em Design de Moda - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018), graduação em logística - Universidade de Mogi das Cruzes. INTERESSES DE PESQUISA: o fenótipo da mulher negra retinta, padrões de beleza, mestiçagem, cabelo crespo e política de embranquecimento, mulherismo africana, economia politica etc. Atualmente trabalha como docente do curso técnico da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes e num projeto sobre emancipação e empoderamento da mulher negra.amandalopesouza@gmail.com https://orcid.org/ 0000-0001-7353-3009

Priscila Betania Pereira, Universidade Estadual do de Maringá (PGC/UEM)

Mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do de Maringá (PGC/UEM), pós-graduada em Gerenciamento de Departamento de Pessoal pela Universidade Cidade Verde (UNIFCV), graduada em Administração pela Universidade Paranaense (2013) e Curso em Processos Gerenciais pela Universidade Paranaense (2009). Atualmente é Docente da Faculdade de Administração e Ciências Econômicas (FACEC), possui mais de quinze anos de experiência em desenvolvimento humano em empresas nacionais e multinacionais. pg403334@uem.br Priscila Pereira (0000-0002-6209-1812) (orcid.org)

Published

2024-01-15