A produção de conhecimento sobre a formação profissional em Serviço Social: concepção de formação e as tendências presentes

Authors

  • Lorena Ferreira Portes Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Lorraine Fróis da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Renan Duarte da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Carolina Yumi Pavanelo Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Keywords:

serviço social, formação profissional, tendências, diretrizes curriculares nacionais

Abstract

O artigo tem por finalidade apresentar os resultados parciais de pesquisas realizadas sobre a formação profissional em Serviço Social, tendo por delimitação os artigos publicados nos periódicos específicos da área do Serviço Social no período de 2000 a 2017. Um dos eixos descritivos foi a concepção de formação profissional expressa nas publicações. Assim, apresentam-se cinco tendências identificadas: a formação profissional e a afirmação do projeto ético-político; os desafios para a formação profissional; a natureza teórico-prática da formação profissional; os princípios da formação profissional expressos nas Diretrizes Curriculares Nacionais; as competências a serem desenvolvidas no processo formativo (teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lorena Ferreira Portes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social, Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina- PR, Doutora em Serviço Social e Política Social

Lorraine Fróis da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social, Pós-Graduanda em Serviço Social: Competências Profissionais, Política Social e Práticas Contemporâneas pela Unifil/PR, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Profissional em Serviço Social- GEPFOR

Renan Duarte da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduando em Serviço Social na UEL, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho Profissional – GEFORT

Carolina Yumi Pavanelo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda em Serviço Social na UEL, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Profissional em Serviço Social- GEPFOR

Published

2024-02-02