O (a) assistente social e a luta antirracista na educação superior: refletindo a partir das políticas de ações afirmativas

Autores/as

  • Janaína da Silva Guerra Universidade Católica de Pelotas
  • Vini Rabassa da Silva Programa de Pós-graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas

Palabras clave:

Assistente Social, ações afirmativas, racismo, consciência crítica

Resumen

Neste artigo refletimos sobre a contribuição do (a) assistente social – que atua nas políticas de ações afirmativas dentro do ensino superior – na luta antirracista, para a constituição das bases de superação do espaço de universidade elitista e eurocêntrica que reproduz o racismo estrutural. Para isso, utilizamos categorias do marxismo no sentido de entender como se dá a formação da consciência a partir das relações sociais concretas que estabelecemos e, num movimento dialético, a construção de uma consciência crítica que nos possibilite repensar práticas profissionais para um outro projeto societário.

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Biografía del autor/a

Janaína da Silva Guerra, Universidade Católica de Pelotas

Assistente Social, Técnica-administrativa em educação na Universidade Federal de Pelotas, Mestra em Política Social e Doutoranda em Política Social e Direitos Humanos na Universidade Católica de Pelotas

Vini Rabassa da Silva, Programa de Pós-graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas

Assistente Social, Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas, Mestra e Doutora em Serviço Social pela PUC-RS

Publicado

2022-12-31