O processo de privatização da saúde: as expressões das Organizações Sociais no estado da Paraíba

Autores/as

  • Maria Geremias da Silva Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Alessandra Ximenes da Silva Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Palabras clave:

Privatização, Organizações Sociais, Saúde

Resumen

Buscamos discutir as expressões da atual modalidade de expropriação do fundo público na saúde na Paraíba, a prestação dos serviços de saúde através de sua privatização indireta por intermédio das Organizações Sociais (OSs). Para tanto, parte-se da compreensão: da atuação do Estado no sistema capitalista; das contrarreformas neoliberais nos anos 1990 e de uma das formas de resistência ao processo de privatização da saúde. O objetivo é apreender o processo de crescente envolvimento do setor privado na prestação do serviço público de saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Geremias da Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Assistente Social, Mestranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Membro do Núcleo de Pesquisa em Política de Saúde e Serviço Social (NUPEPSS)

Alessandra Ximenes da Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Assistente Social, Docente do Departamento de Serviço Social e da Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Doutora em Serviço Social e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Líder do Núcleo de Pesquisas em Política de Saúde e Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (NUPEPSS/UEPB)

Publicado

2022-12-31