Trabalho e educação no processo de Reinserção Social: atuação do pedagogo em meio ao regime aberto

Autores/as

  • Ana Lucia Ferreira da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Juliana Stinglin Marcondes Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Nayara Aparecida dos Santos Almeida Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Alinne Garcia Cavagnari Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palabras clave:

reinserção social, trabalho, pedagogia, patronato penitenciário de Londrina

Resumen

Este trabalho busca abordar questões acerca do trabalho e suas implicações na vida do ser humano e sua importância no processo de reinserção social dos sujeitos em cumprimento de pena no Patronato Penitenciário de Londrina, um órgão de execução penal em meio ao regime aberto. O objeto é elucidar as dificuldades enfrentadas pelos beneficiários ao tentarem ingressar no mercado de trabalho estando cumprindo uma pena e apresentar as ações desenvolvidas pelo pedagogo no Patronato Penitenciário de Londrina para auxiliar o processo de inserção nas políticas públicas de educação e trabalho, com maior ênfase trabalho.

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Biografía del autor/a

Ana Lucia Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina; Orientadora do Setor da Pedagogia no Patronato Penitenciário de Londrina

Juliana Stinglin Marcondes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Discente de Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina; Bolsista graduanda no Projeto de Extensão intitulado “Projeto Patronato – Londrina’’

Nayara Aparecida dos Santos Almeida, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pedagoga pela Universidade Estadual de Londrina; Bolsista recém-graduada do Projeto de Extensão “Projeto Patronato - Londrina”

Alinne Garcia Cavagnari, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Ex-bolsista do Projeto de Extensão “Projeto Patronato - Londrina”. Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina e aluna de especialização do curso de Jovens e Adultos - EJA pela mesma instituição

Publicado

2024-02-05