Análise das produções acadêmicas e documentais sobre o Auxílio Permanência para estudantes indígenas das universidades estaduais no Paraná

Autores/as

  • Ismael Giachini Frare Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palabras clave:

educação superior indígena, ações afirmativas, assistência estudantil, bolsa permanência, acadêmicos indígenas

Resumen

 O artigo objetiva analisar a política de assistência estudantil na educação superior no Brasil e no Paraná para estudantes indígenas. Trata no âmbito da produção bibliográfica sobre o Programa Bolsa-Permanência e o Auxílio Permanência do Paraná, enfatizando aspectos da gestão e utilização do auxílio financeiro para indígenas das universidades estaduais. Apresenta a partir de análise documental as normativas das Universidades Estaduais do Paraná, num contexto de avaliação de políticas de ações afirmativas na educação superior brasileira. Ressalta a relação entre a permanência desses sujeitos e seu duplo pertencimento acadêmico e étnico-comunitário, evidenciando a dimensão coletiva no uso da bolsa.

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Biografía del autor/a

Ismael Giachini Frare, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Estudante de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina. Integrante do projeto de pesquisa
“Circuitos de trabalho indígena na educação e as trajetórias dos profissionais indígenas” da Universidade
Estadual de Londrina