Edições anteriores
-
ANAIS DO PRÁXIS ITINERANTE: II Seminário Temático do Práxis Itinerante e I Simpósio Internacional Práxis Itinerante: Juventudes e Diversidades
n. 2 (2024)ANAIS DO PRÁXIS ITINERANTE: II Seminário Temático do Práxis Itinerante e I Simpósio Internacional Práxis Itinerante: Juventudes e Diversidades
Data: 20 a 22 de agosto de 2024.
INSCRIÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ENCERRADAS!
INSCRIÇÕES COMO OUVINTES ATÉ 18 DE AGOSTO!Objetivo: Promover a conscientização e a reflexão sobre a importância das diversidades, valorizando a pluralidade de identidades, experiências e perspectivas, por meio de discussões, debates a âmbito nacional. Este projeto busca criar um ambiente acadêmico inclusivo e comprometido com o respeito às diversidades, incentivando o diálogo aberto e o intercâmbio de ideias sobre temas urgentes relacionados aos povos originários, acessibilidade, gênero, comunidade LGBTQIAP+, cultura popular e periféricas, interseccionalidades, relações etnicorraciais e migração. Ao promover a inclusão de diferentes participantes e desconstruir estereótipos, visamos formar cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e que respeite as diferenças, preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo marcado pela diversidade cultural e pela globalização.
É necessário fazer inscrição através do sistema SIGEC e enviar as produções através do site Anais do Práxis Itinerante até 9 de agosto. Orientações para publicação disponíveis na página de submissões.
Acesso à programação completa: não disponível.
Informações e Ementas dos Grupos de Trabalho: Clique aqui.
Template Obrigatório para Resumo Expandido: Clique aqui.
Template Obrigatório para Trabalho Completo: Clique aqui.
ISSN eletrônico 2966-408X
Mais informações:
Instagram do Práxis Itinerante
Inscrições no Sistema SIGEC
Links ÚteisContato: praxis@uel.br
-
ANAIS DO PRÁXIS ITINERANTE: I Seminário Temático Práxis Itinerante 2019 - POP RUA
n. 1 (2019)Os Anais do Práxis Itinerante apresentam: I Seminário Temático Práxis Itinerante 2019 - POP RUA.
A Pesquisa sobre a População em Situação de Rua de Londrina teve origem em uma demanda apresentada pela 24ª Promotoria de Justiça da Comarca de Londrina, com atribuições na defesa da saúde pública e proteção
aos direitos humanos.
O trabalho de monitoramento e acompanhamento da política municipal de atendimento à população em situação de rua vinha exigindo dados atualizados sobre a quantidade de pessoas que vivem nessa condição em
Londrina, bem como elementos acerca das estratégias de sobrevivência dessa população, de modo a tornar possível a avaliação daquela política pública.
Diante dessa demanda, na frente interna do Ministério Público do Paraná, o Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEX) buscou articular uma rede institucional para viabilizar a realização da pesquisa. Nesse processo foram procuradas a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Defensoria Pública do Estado do Paraná – sede de Londrina, a Coordenação Municipal do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Londrina e a Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR.
Após mais de dois anos de trabalho árduo, cujo resultado está sendo apresentado, resta agradecer aos representantes daquelas instituições, pela parceria e compromisso, bem como ao Promotor de Justiça Doutor Paulo César Vieira Tavares, titular da 24ª Promotoria de Justiça da Comarca de Londrina e ao Promotor de Justiça Doutor Joelson Luis Pereira, Chefe do NATE/CAEX, pelo apoio institucional, à Professora Doutora Ana Lúcia Rodrigues, do Observatório das Metrópoles da UEM, pela disponibilidade em compartilhar seus conhecimentos sobre a temática e aos mais de sessenta estudantes de graduação e pós-graduação que se voluntariaram para atuar como pesquisadores na coleta e tratamento dos dados dessa pesquisa.
Sem o apoio dessas instituições e pessoas, a realização dessa pesquisa não teria sido possível.ISSN (on line): 2966-408X.
-
Anais do I Ciclo de Diálogos Jurídicos em Direitos Humanos: tráfico de pessoas em perspectiva
2025O Ciclo de Diálogos Jurídicos em Direitos Humanos é um evento promovido pelo Projeto de Extensão em Direito Internacional dos Direitos Humanos e Mecanismos de Resolução de Conflitos, também conhecido como “SimulaUEL”, que visa estabelecer discussões sobre as instâncias internacionais vinculadas ao direito humanístico e suas interfaces com a formação de discentes do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina.
Fundado em 2018, o SimulaUEL foi pensado como um projeto de formação continuada voltado para o treinamento de estudantes para participação em simulações de órgãos internacionais como as Nações Unidas (MUNs) e competições de cortes internacionais simuladas (Moots). Contudo, suas atividades progressivamente ganharam mais corpo e as reuniões das equipes se tornaram espaços de ampla discussão do funcionamento das instâncias internacionais e mecanismos pacíficos e/ou diplomáticos de resolução de conflitos entre países.
No ano de 2025, diante da demanda de ampliar as discussões sobre temas diversos nas áreas de direitos humanos e direito internacional, o projeto organizou e executou seu I Ciclo de Diálogos Jurídicos em Direitos Humanos, com um foco em debater os diferentes atravessamentos que a temática do tráfico de pessoas representa para o debate jurídico contemporâneo.
Com isso, ao longo de cinco dias de evento no mês de junho, contamos com diferentes palestras, debates, apresentações de trabalhos e até mesmo uma simulação da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Com participação de docentes e egressos da casa, enfrentamos a discussão sobre este tema que muitas vezes parece distante, mas é uma realidade concreta em nosso país, região e mundo, representando um dos grandes desafios do direito internacional no século XXI.