THA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Keywords:
Trajetória Hipotética de Aprendizagem, Ensino de Química, Classificação de Cadeias CarbônicasAbstract
Neste trabalho apresentamos uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA), fundamentada nas ideias de Simon (1995), para trabalhar conceitos introdutórios da Química Orgânica. A THA constitui uma rota imaginada a ser percorrida pelo estudante, que possibilita ao professor visualizar o que poderá desenvolver no trabalho em sala de aula. Este artigo descreve uma THA idealizada para trabalhar o conteúdo de Classificação de Cadeias Carbônicas com estudantes do Ensino Médio. A elaboração de tais trajetórias constitui parte das atividades realizadas por participantes do grupo PIBID/Química/UEL e a THA aqui apresentada é composta por três situações problemas. Na primeira etapa realizaram-se algumas leituras de referenciais teóricos que fundamentam a THA, na sequência foi selecionado o conteúdo de acordo com o plano de trabalho do Professor Supervisor. Na continuidade, o grupo elencou os objetivos pretendidos para a aprendizagem dos conceitos e, a partir disso, os bolsistas (em duplas) com o Professor Supervisor elaboraram situações problemas e possíveis resoluções. Para cada situação problema são descritas as expectativas de aprendizagem e a trajetória hipotética para a sua resolução. Vale ressaltar que, em encontros quinzenais, o grupo discutia coletivamente sobre as trajetórias com o intuito de aprimorá-las e/ou reelaborá-las, quando necessário. Argumentamos a importância de utilizar THA como ferramenta de planejamento do professor em sala de aula, uma vez que possibilita “prever” e refletir sobre as possíveis situações de ensino que podem ocorrer ao longo do trabalho em sala de aula considerando as ideias dos próprios estudantes.