METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE BIOFÍSICA: MODIFICAÇÃO DE HABILIDADES E COMPORTAMENTO DOS ALUNOS

Autores/as

  • Samantha Aparecida Lopes Sena Universidade Estadual de Londrina
  • Samara Aparecida Lopes Sena Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Fernanda Rodrigues Graciano Universidade Estadual de Londrina
  • Mauro Leonelli Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

ensino em medicina veterinária, biofísica, aulas baseadas em casos clínicos

Resumen

Durante o período inicial do nosso projeto, criamos um banco de casos práticos para alicerçar a discussão de tópicos de Biofísica. Durante a disciplina de Biofísica do curso de Medicina Veterinária da UEL ofertada no primeiro semestre de 2023, a metodologia de estudo contemplou esses casos como fonte introdutória ou complementar a aulas teóricas expositivas. Ao final da disciplina, os alunos foram convidados a responder voluntariamente a um questionário sobre: a) modificação nas habilidades referentes à obtenção de conhecimentos; b) modificação do comportamento, expressa no desejo de transportar o conhecimento adquirido para a atividade prática (aprovado pelo CEP-UEL; CAAE 40812820.3.0000.5231). Foi utilizada a escala de Kirkpatrick para a obtenção das respostas a esse questionário, em cujos diferentes níveis acessamos evidências de se o método interfere ou não no processo de aprendizado. Como exemplo, os principais resultados com relação à essas experiências dos alunos indicou que: houve maior engajamento no cuidado com o estudo por parte dos alunos (mediana=4, que indica que o aluno concorda parcialmente com a afirmação “consegui estudar sozinho o que era esperado como objetivos dos problemas de Biofísica”) e maior interesse dos alunos na sua evolução perante o curso (mediana=5, que indica que o aluno concorda totalmente com a afirmação “os problemas de Biofísica aumentaram minha curiosidade em relação à prática clínica”). A utilização de aulas baseadas em casos para a Biofísica demostra, dessa forma, ser mais um fator positivo em relação ao engajamento de alunos no curso de Medicina Veterinária.

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Publicado

2024-01-22