O PAPEL DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE COMO COMPLEMENTO AOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS

Autores/as

  • Felipe Cavichioli Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Lawrence Mayer Malanski Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

Estágio, Educação básica, Formação docente

Resumen

A formação docente é um processo contínuo e interminável. No contexto da universidade, destaca-se a importância dos projetos de pesquisa, extensão e ensino. Sobretudo esses últimos possibilitam experiências significativas na formação docente ao proporcionar o contato com diferentes metodologias e didáticas, propostas de ensino e senso crítico em relação ao ambiente escolar e ao trabalho do professor. Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica apresenta-se como um complemento à formação do docente agregando vivências pedagógicas aos estágios supervisionados obrigatórios e à formação teórica. A realização da Residência no Instituto Federal do Paraná (IFPR) câmpus Londrina, uma instituição pública de ensino básico, técnico e superior, possibilita a inserção do futuro docente em um ambiente que busca a valorização da cultura científica por meio do desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, orientados por professores-pesquisadores inclusive, com estudantes da Educação Básica. Também, possibilita a inserção em uma instituição que vem se destacando positivamente na região de Londrina em relação aos resultados em exames de avaliação da educação. Desse modo, o desenvolvimento da Residência no IFPR câmpus Londrina oferece ao futuro docente novas experiências, ideias e parâmetros que poderão contribuir com sua prática docente, inclusive no ato de realização dos estágios supervisionados obrigatórios no aspecto de comparação.

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Publicado

2020-09-19