O INÍCIO DE UMA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA NA FFCL DA USP (1934-1960)

Autores/as

  • Maria Cristina de Oliveira Mello

Palabras clave:

Palavras-Chave: ensino de Geografia; metodologias de ensino em Geografia; Didática da Geografia

Resumen

Apresentam-se resultados do projeto de pesquisa “Orientações metodológicas destinadas aos
professores de Geografia para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960)” em desenvolvimento
junto à FAPESP desde 2017. A investigação tem como objetivo identificar e compreender quais
orientações metodológicas receberam os primeiros professores de Geografia para atuar na escola paulista,
entre os anos de 1934 e 1960. Trata-se de pesquisa de fundo histórico, documental e bibliográfica
desenvolvida por meio de procedimentos de identificação, reunião, organização e análise de fontes
documentais sobre aspectos do currículo do primeiro curso de formação de professores secundários de
Geografia, oferecido na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo
(USP) e em seu Instituto de Educação. São enfatizadas as orientações metodológicas, advindas da
Geografia e da Pedagogia utilizadas enquanto“matrizes” teóricas de formação. Buscamos refletir em que
medida o curso de formação da FFCL, da USP – o primeiro do país em nível superior - contribuiu para
promover a reflexão sobre a relação teoria e prática pedagógica no ensino de Geografia, dicotomia ainda
presentes nos dias de hoje no processo de formação do professor de Geografia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-12-04