As cervejas artesanais de Mato Grosso do Sul como patrimônio cultural

uma análise das materialidades sígnicas do Roteiro de Cervejarias Artesanais de Campo Grande/MS

Autores/as

  • Mariana Beatriz Carvalho Franco Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Palabras clave:

símbolos culturais, produto turistico, Mato Grosso do Sul

Resumen

Este estudo tem por objetivo identificar quais as práticas e símbolos culturais das cervejas artesanais que compõem o produto turístico Rota Cervejeira de Campo Grande. A partir da análise de como as cervejas são produzidas, rotuladas e comercializadas, reconhecendo nessa aproximação a interpretação desse recurso como patrimônio cultural do estado de Mato Grosso do Sul. A cidade de Campo Grande surge com um histórico e particularidades do saber fazer na produção de cervejas artesanais, e que vincula em seu discurso e rótulos à toques regionais, se inserindo na economia local como um produto agregado à atividade turística do município e do estado. Utilizou-se como metodologia a perspectiva da análise dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin para a análise do material discursivo verbal, por meio da aplicação de entrevista semiestruturada com os empresários das cervejarias e análise imagético/visual dos rótulos. Como resultados parciais, verificou-se que das onze cervejarias que integram o Roteiro, cinco delas apresentaram em seus rótulos ou insumos, características simbólicas culturais, como imagens da fauna, flora, frutos e de atrativos de municípios turísticos que as demarcam como recurso patrimonial intangível do estado de Mato Grosso do Sul.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGUIAR, Mattos, Jader. O rótulo é a cerveja: a linguagem inovadora dos rótulos de cervejas artesanais contemporâneas. Orientadora: Vera Lúcia M. dos Santos Nojima; Coorientador: Frederico Braida R. de Paula. – 2016.139 f.: il. color.; 30 cm. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design, 2016.
ALVARENGA, Carolina Ramos Costa; JORGE, Marçal Henrique Amici. Cumbaru no Pantanal. Corumbá, MS: Embrapa Pantanal, 2008. 2p. ADM – Artigo de Divulgação na Mídia, n.127. Disponível em: <https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/790287/1/ADM127>.Acesso em: 21 julho. 2021.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
CERVEJARIA PROSA. Cervejaria Prosa, c2021. Produtos. Disponível em: <https://prosa.beer/> Acesso em: 20 jun. 2021
CERVEJARIA MORENA BIER. Cervejaria MORENA BIER, c2021. Produtos. Disponível em: < http://www.morenabier.com.br/> Acesso em: 20 jun. 2021
COELHO - COSTA, E. A bebida de Ninkasi em terras tupiniquins: O mercado da cerveja e o Turismo Cervejeiro no Brasil. Revista Iberoamericana de Turismo – RITUR, Penedo, vol. 5, n.1, p. 22-41, 2015.
DE VARGAS GIORGI, Victor. “Cultos em cerveja”: discursos sobre a cerveja artesanal no Brasil. Sociedade e Cultura, v. 18, n. 1, p. 101-111, 2015.
____________, Victor; JÚNIOR, Jorge de Oliveira Conceição. A Produção Cervejeira como Patrimônio Intângivel. Cultura Histórica & Patrimônio, v. 3, n. 2, p. 140-164, 2016
.DE RESENDE, E. K. Estratégias reprodutivas dos peixes do Pantanal. Embrapa Pantanal-Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E), 2008.
FERREIRA, B. De onde tiramos nossa inspiração para o design de rótulos. Disponível em: http://revistabeerart.com/blog-design/inspiracao. Acesso em 04 jun. 2021.
GARBIN, Ramon Figueira. Turismo cervejeiro: a cerveja artesanal brasiliense. 2017.
HALBWACHS, M. A. Memória coletiva. Trad. de Laurent Léon Schaffter. São Paulo. Vértice/Revista dos Tribunais. Tradução de: La mémoire collective, 1990.
HALL, C. Michael; MITCHELL, Richard. Gastronomic tourism: Comparing food and wine tourism experiences. In: Niche tourism. Routledge, 2007. p. 87-102.
HINDY, Steve. A revolução da cerveja artesanal: Como um grupo de microcervejeiros está transformando a bebida mais apreciada do mundo. Pioneira Editorial LTDA-Edições Tapioca, 2017.
MOESCH, M. M. A produção do saber turístico. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2002.
MORADO, Ronaldo. Larousse da Cerveja. São Paulo: Larousse, 2009.
NORA, Pierre. Entre memória e história: A problemática dos lugares. Revista Projeto História. PUC/SP, nº 10, 1993.
OLIVEIRA, Guilherme Rodrigues. Tecnologia, produção artesanal de cerveja e o artesão: a gênese de uma nova revolução cervejeira. 2019.
PERÉZ, Xerardo Pereiro. Turismo cultural. Uma visão antropológica. Tenerife, Espanha: ACA y PASOS, RTPC, 2009.
PLUMMER, R., TELFER, D. HASHIMOTO, A., & SUMMERS, R. Beer tourism in Canada along the Waterloo-Wellington Ale trail. Tourism Management, 26 (3), p 447-458, 2005.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Revista estudos históricos, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1992.
Practices and traditional knowledge of Terere in the culture of Pohã Ñana, Guaraní ancestral drink in Paraguay. UNESCO, 2021. Disponível em: https://ich.unesco.org/en/RL/practices-and-traditional-knowledge-of-terere-in-the-culture-of-poha-nana-guarani-ancestral-drink-in-paraguay-01603>. Acesso em: 13 mar.2021
SANTOS, Sérgio de Paula. Os primórdios da cerveja no Brasil. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CERVEJA. O setor em números. Disponível em: https://www.sindicerv.com.br/>. Acesso em: 02 de dez. 2020
TERERÉ E GUAVIRA VIRAM SABORES DE CERVEJA EM MS. Correio do Estado, 2013.Disponível em: <https://correiodoestado.com.br/economia/terere-e-guavira-viram-sabores-de-cerveja-em-ms/> Acesso em: 05 de fev. 2021.

Publicado

2021-11-30

Cómo citar

Carvalho Franco, M. B. (2021). As cervejas artesanais de Mato Grosso do Sul como patrimônio cultural: uma análise das materialidades sígnicas do Roteiro de Cervejarias Artesanais de Campo Grande/MS. Congresso Internacional De Turismo Rural E Ruralidades – CITRR; Congresso Brasileiro De Turismo Rural – CBT; Congresso Brasileiro Da Guerra Do Contestado – CBGC; Semana De Geografia Da UEL, 1(1), 572–601. Recuperado a partir de https://www.anais.uel.br/portal/index.php/turismorural/article/view/1484