Profissionais indígenas formados pelas universidades estaduais do norte do Paraná: caracterização e trajetórias

Authors

  • Isabela de Barros Vilas Boas Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Keywords:

Educação escola indígena, Educação superior indígena, Escola indígena

Abstract

A consolidação da modalidade “Educação Escolar Indígena” no Paraná e o número crescente de profissionais indígenas graduados pelas universidades estaduais do Paraná, têm provocado o aumento de professores indígenas candidatos às vagas nas escolas estaduais indígenas. Portanto, o objetivo da pesquisa foi caracterizar o perfil desses profissionais da área da educação egressos das universidades estaduais do norte do Paraná e analisar brevemente suas trajetórias. Foram realizados três momentos: revisão bibliográfica; levantamento documental; e pesquisa de campo através da aplicação de questionários. O resultado foi o perfil dos professores indígenas que potencialmente atuam nas escolas indígenas localizadas nas terras indígenas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Isabela de Barros Vilas Boas, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Estudante de Serviço Social na Universidade Estadual de Londrina (UEL), bolsista de Iniciação Científica

Published

2024-01-12