Profissionais indígenas formados pelas universidades estaduais do norte do Paraná: caracterização e trajetórias

Autores/as

  • Isabela de Barros Vilas Boas Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palabras clave:

Educação escola indígena, Educação superior indígena, Escola indígena

Resumen

A consolidação da modalidade “Educação Escolar Indígena” no Paraná e o número crescente de profissionais indígenas graduados pelas universidades estaduais do Paraná, têm provocado o aumento de professores indígenas candidatos às vagas nas escolas estaduais indígenas. Portanto, o objetivo da pesquisa foi caracterizar o perfil desses profissionais da área da educação egressos das universidades estaduais do norte do Paraná e analisar brevemente suas trajetórias. Foram realizados três momentos: revisão bibliográfica; levantamento documental; e pesquisa de campo através da aplicação de questionários. O resultado foi o perfil dos professores indígenas que potencialmente atuam nas escolas indígenas localizadas nas terras indígenas.

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Biografía del autor/a

Isabela de Barros Vilas Boas, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Estudante de Serviço Social na Universidade Estadual de Londrina (UEL), bolsista de Iniciação Científica

Publicado

2024-01-12