A modernidade no ensino médio em tempo integral sob a ótica de um futuro educador
Palavras-chave:
ensino, ensino integral, LiteraturaResumo
Este artigo tem como objetivo demonstrar a experiência do estágio realizado no Colégio Estadual Dr. Willie Davids de Londrina, com turmas do 1ºA, 2ºA e 3ºA. Destaca-se a aplicação da modernidade no ensino médio, especialmente no contexto do ensino em tempo integral, amplamente adotado em várias escolas no estado do Paraná. O artigo adota uma abordagem tridimensional, contemplando os aspectos conceituais, contextuais e práticos, sob a perspectiva de um futuro educador. São considerados elementos como a matéria aplicada, abrangendo os movimentos literários pré-modernismo, modernismo e pós-modernismo, bem como a dinâmica pedagógica entre aluno e estagiário, além da relação entre aluno e professor durante as observações e regências realizadas durante o estágio. O texto destaca diversas ferramentas utilizadas durante a prática, aborda questões estruturais e sociais, e analisa o "malabarismo administrativo" adotado pelo governo do Estado do Paraná para manter o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) elevado, conferindo à rede estadual de ensino o título de melhor educação pública do Brasil nas análises referentes aos anos de 2022 e 2023.
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Referências
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